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Os fãs do off-road já viram ou ouviram falar do icônico Land Rover Defender. Muito utilizado nos anos 70 e 80, inclusive sendo coadjuvante em vários filmes e documentários de aventura extrema, o modelo é um dos grandes destaques do Salão de Frankfurt, na Alemanha. E esse dia 10 de setembro de 2019, ficará para sempre na história dos mais de 70 anos da Land Rover como o dia em que a marca traz de volta – em versão completamente atualizada – seu maior ícone. Para tal, o Defender realizou uma expedição por alguns dos lugares mais remotos do mundo, que terminou exatamente na cidade alemã. 

A Land Rover manteve a sua silhueta inconfundível e quadradona junto a elementos contemporâneos, bem como uma série de evoluções tecnológicas. De acordo com a montadora, inúmeras opções de acessórios ainda permitem a personalização ideal para que cada proprietário aproveite ao máximo o que o mundo tem a oferecer.

O modelo carrega consigo o DNA da Land Rover que por mais de sete décadas de inovação, conquistou um lugar entre os exploradores, agências humanitárias e famílias aventureiras de todo o mundo. Em cima disso, a Land Rover renovou recentemente sua parceria humanitária de longa data com a Federação Internacional da Cruz Vermelha e Crescente Vermelha com o Defender. 

A linha compreende os modelos S, SE, HSE, First Edition e, o top de linha, Defender X, com carroceria em versões 110 e 90. O novo Defender oferece avançadas tecnologias para o tráfego em todos os tipos de terreno, atualizando o significado de aventura, enquanto se mantém fiel ao espírito pioneiro, sua marca registrada.

Os designers da Land Rover repensaram as conhecidas marcas registradas do 4x4, dando uma postura vertical ao modelo. Já a traseira com dobradiças laterais e a roda sobressalente montada do lado de fora, que torna o modelo absolutamente fácil de identificar, foram mantidas. Sua clássica e inconfundível silhueta, com frontal minimalista e saliências na traseira, oferece excelentes ângulos de ataque, de passagem e de saída, perfeitos para os mais difíceis obstáculos off road.

"Nós idealizamos o novo Defender para ser um carro pronto para qualquer situação, com um design inspirado no passado, mas não preso a ele. Sua grade elementar, revestimento sofisticado e postura dominante dão à linha inteira modernidade e confiança diferenciais, ao mesmo tempo que mantém os elementos essências que fazem do Defender tão reconhecível", afirma Gerry McGober, Diretor de Design da Land Rover.

A personalidade despojada do Defender original pode ser vista no interior do carro, onde elementos estruturais, que são normalmente escondidos, ficam expostos, priorizando a simplicidade e praticidade. Características inovadoras incluem manopla de câmbio montada no painel, de forma a acomodar um assento opcional extra central dianteiros. Isso significa que o Defender 110 oferece configurações de quatro, cinco, ou cinco + dois assentos, com espaço de carga atrás da segunda fileira de até 1075 litros. Caso a segunda fileira seja dobrada, o espaço aumenta para 2380. Já o Defender 90 poderá acomodar até seis ocupantes em um veículo de tamanho compacto para a família.

Funções user-friendly incluem inovações com toques de praticidade e tecnologias avançadas. O piso emborrachado é extremamente durável e evita estragos resultantes das aventuras diárias, ou das mais incríveis expedições, fornecendo um interior impecavelmente limpo apenas com um pano, ou escova. Um teto de tecido dobrável opcional proporciona a sensação de teto aberto e permite que os passageiros nos assentos da segunda fileira do 110 se levantem quando estacionados para proporcionar uma experiência completa de safári. 

Gama de motores buscando eficiência

O novo Land Rover Defender chega ao mercado mundial com quatro opções de motores, sendo duas a diesel e duas a gasolina, todas equipadas com sistema Stop/Start inteligente que auxiliam na economia de combustível. Entre as opções, a Land Rover confirma a introdução do motor P400 com tecnolofia PHEV, híbrido entre eletricidade e gasolina, que desenvolve 400 cavalos de potência e é capaz de rodar somente no modo elétrico por alguns quilômetros. Essa opção será oferecida aos clientes em um segundo momento, ainda não definido.

Além dela, o Defender é equipado com a opção de motor a gasolina: P300 Turbo twin-scrool  de 2.0 litros e quatro cilindros, capaz de levar o modelo da imobilidade aos 100 km/h em apenas 8,1 segundos.

Outro motor à gasolina disponível na linha Defender é o P400 MHEV, um 3.0 de seis cilindros que conta com um sistema de turbocompressor twin-scrool convencional, aliado a uma bateria de 48V com um cinto integrado de partida em substituição ao alternador. O sistema desenvolve 400 cavalos de potência e impressionantes 56,08 Kgfm de torque. Uma bateria de 48V que armazena a energia cinética gerada pelas frenagens do modelo e auxilia o motor a gasolina em situações de trânsito ou off road intenso.

O modelo ainda conta com duas opções de motores a Diesel, a D200 ou D240, ambas com quatro cilindros e 2.0 litros, com tecnologia de twin turbo sequencial, que oferecem 43,84 Kgfm de torque cada, e desenvolvem 200 e 240 cv respectivamente.  

Toda a linha Defender é equipada com sistema de transmissão ZF automática de oito velocidades com duas caixas – normal e reduzida – produzida para proporcionar extrema força em situações de reboque ou fora de estrada.

4x4 raiz

A nova arquitetura D7x da Land Rover, projetada para situações extremas, foi feita de uma construção monocoque leve e forte de alumínio, e corresponde à carroceria mais resistente que a Land Rover já produziu. Ela é três vezes mais rígida do que os modelos tradicionais de carroceria, fornecendo bases perfeitas para suspensão totalmente independente.

O novo Defender passou por mais de 62 mil testes para aprovação de engenharia. A arquitetura da carroceria e do chassi foram desenvolvidas para resistir o procedimento Extreme Event Test da Land Rover, que aplica repetidos e contínuos impactos, muito acima dos padrões normais para SUV e carros de passageiros. Durante o desenvolvimento dos testes, modelos protótipos cobriram mais de 1,2 milhões de quilômetros através dos locais mais remotos e severos do mundo.

Algumas versões do Defender são equipadas com sistema de suspensão a ar, novidade no modelo. Ele traz consigo o sistema Adaptive Dynamics, capaz de monitorar os movimentos do veículo 500 vezes por segundo, e fazer o modelo reagir quase instantaneamente às condições de piso e dirigibilidade, para proporcionar maior controle e conforto ao motorista.

Ele também detecta condições off-road, otimizando a altura de suspensão automaticamente de acordo com o momento. O sistema de ar pode elevar a carroceria a até 145mm, quando necessário. A suspensão convencional helicoidal também está disponível.

O sistema Terrain Response 2 configurável é outra novidade do novo Defender. O motorista pode impedir o deslizamento entre eixos usando as opções Center Slip Limited e Center e Rear Slip Limited na tela touchcreen localizada no painel central. O sistema inteligente permite que motoristas experientes de off-road ajustem as configurações individuais para se adequarem perfeitamente às condições, enquanto motoristas inexperientes podem deixar que o sistema detecte a configuração mais adequada para o terreno, usando a função automática.

A nova arquitetura da carroceria oferece 291mm de distância do solo – 20 mm mais alto do que em qualquer SUV da Land Rover – e geometria off road de classe mundial dá ao modelo 110 graus de ângulo de aproximação, partida e saída de 38, 28 e 40 graus (altura off-road), respectivamente. Sua capacidade de transposição em trechos alagados é de até 900mm, sustentada pelo novo Wade Programme do sistema Terrain Response 2, que garante aos motoristas total confiança para atravessar águas profundas.

A combinação de carga útil máxima de 900kg, teto estático de até 300kg, capacidade de reboque de 3,720 kg, confirmam a resistência do novo Defender.

Capô "transparente" para total visibilidade

A avançada tecnologia ClearSight Ground View ­– o capô transparente - ajuda o motorista a aproveitar a capacidade do Defender, revelando na tela central as áreas normalmente escondidas pelo capô logo à frente das rodas frontais (veja nas fotos). Também é possível ter uma visão traseira com o ClearSight Rear View.

Como resultado, o novo Defender redefine a amplitude de capacidade, aumentando o limiar de robustez off-road e conforto na estrada. O modelo se adequa às ruas movimentadas da cidade com o mesmo potencial que escala montanhas, atravessa desertos e suporta altas temperaturas.

Tecnologia do século 21

O novo Defender também leva a tecnologia Software-Over-The-Air (SOTA) a um novo patamar, com 14 módulos individuais capazes de receber atualizações remotas. Ao fazer download dos dados enquanto clientes estão dormindo em casa, ou em localizações longínquas, o novo Defender vai melhorar com o tempo, conforme atualizações eletrônicas alcançam o veículo imediatamente, sem atraso e sem a necessidade de visitar um retailer Land Rover.

A Land Rover também introduz no novo Defender o sistema de infotenimento Pivi Pro, que pode ser acessado através de uma nova geração de touchscreen mais intuitiva e user-friendly. O sistema exige menos inputs para executar tarefas frequentes, enquanto seu design atual garante respostas praticamente instantâneas. Já o sistema de navegação usa algoritmos de autoaprendizagem capazes de otimizar a rota, com mapas sempre atualizados graças à tecnologia SOTA.

Em combinação com o monitor interativo de 12,3 polegadas, o sistema avançado fornece mapeamento 3D de alta definição dentro da instrumentação, deixando a tela sensível ao toque central livre para controlar outros aplicativos.

Os usuários também podem monitorar as condições do novo Defender a distância através da tecnologia Land Rover's Remote, o que permite controlar temperatura ambiente no interior do carro, nível de combustível, localização, além de travar ou destravar à distância.

Em termos de segurança durante a viagem, a nova geração do head-up display mantém o motorista alerta, diminuindo as possibilidades de distrações. Um pacote de assistência ao motorista inclui o Adaptive Cruise Control e o Rear Pre-Collision Monitor, que alertam aproximações ao motorista ao piscar automaticamente luzes de perigo, bem como o Blind Spot Assist, o Rear Traffic Monitor e o Clear Exit Monitor.

"Nós exploramos a impressionante capacidade e as características minimalistas e funcionais do interior do Defender a fim de reinventar o ícone para o século 21. O Novo Defender nos dá licença para fazer as coisas de forma diferente, ir além dos limites e realizar o impensável, sem nunca perder o caráter e autenticidade do original. Desde o início nós trabalhamos obsessivamente com a funcionalidade através da conectividade. O resultado não é apenas o Land Rover mais capaz já criado, mas também um veículo confortável e moderno, que as pessoas vão amar dirigir", comenta Nick Rogers, Diretor Executivo de Engenharia de Produto.

Personalizado para o seu mundo

Consumidores ainda terão mais possibilidade de personalização do veículo do que tiveram no Defender anterior, com quatro pacotes de acessórios: o Explorer, Adventure, Country e Urban. Cada um dá ao Defender uma personalidade diferente com um gama de aprimoramentos especialmente selecionada. O modelo exclusivo First Edition apresenta especificações únicas e estará disponível durante todo o primeiro ano de produção.

Clientes ainda poderão optar pelo novo Satin Protective Film para tornar a pintura exterior ainda mais durável. A proteção sustentável, livre de solventes e completamente reciclável ajuda a minimizar os danos de arranhões e estará disponível como um opcional de fábrica nas cores Indus Silver, Gondwana Stone e Pangea Green. Além de proteger a pintura do Defender, proporciona uma finalização contemporânea única e contemporânea.

Além desses pacotes, o novo Defender ainda oferece a maior série de 170 acessórios individuais, a maior seleção já apresentada em um lançamento da Land Rover, incluindo controle remoto Electric Winch, tenda para teto e toldos infláveis a prova d'agua para sistemas de encaixe mais convencionais nas grades.

Felix Bräutigam, Diretor Comercial da Jaguar Land Rover, disse: "O Novo Defender estará disponível em mais de 128 países e atende aos requerimentos globais de segurança e emissões. Usando tecnologia avançada para entregar a força e personalidade que só um Defender tem. O nosso novo 4x4 foi desenvolvido para corações aventureiros e mentes curiosas"

O novo Defender está programado para chegar ao Brasil durante o ano de 2020. Preços e especificações técnicas das versões que irão estar disponíveis aos clientes brasileiros ainda não estão confirmados.

 

 

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